Ame os animais!: Como ajudar pássaros?

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Como ajudar pássaros?

Olá!
Eu fiz esse post devido ao pedido de um anônimo, que deu a sugestão de falar sobre pássaros e como ajudá-los... Obrigada!
Bom, eu achei um artigo falando sobre isso e aqui vai:

Forneça água

Aves adoram se banhar, e vocês podem colocar uma bacia de barro na sacada de prédios ou no chão do jardim. Também dê a opção de comprar uma banheira tipo pia batismal, com profundidade no máximo de 4 cm, são vendidas em lojas de jardinagem. Mas cuidado, a água parada atraí mosquitos da dengue, é necessário que você troque ela.

Implemente bebedouros e comedouros

Comedouros para aves podem ser facilmente colocados, bandejas ou pratos com frutas, em uma árvore, varanda ou muro. Lembre-se de trocar as frutas regurlamente, para evitar ratos, baratas e outros animais.
Os  bebedouros, que geralmente atraem muitas espécies de pássaros. Eles podem ser colocados em diversos locais, como em janelas, terraços, varandas e jardins.

É importante que sempre ao colocar água com açúcar nos bebedouros as seguintes precauções devem ser tomadas:
- Troque a água com frequência

- Faça uma limpeza adequada, pode-se fazer com uma escova de limpar mamadeira.

- O tubinho por onde a ave suga a solução também deve ser limpo!

- A quantidade indicada de açúcar é de 20%, e é muito importante não ter nada mais que água e açúcar.

Para quem tem disponibilidade de espaço, o ideal é o plantio de espécies vegetais nativas, que fornecem néctar como o ingá ou frutos como a pitagueira, além de outras que fornecem materiais para a construção de ninhos. A manutenção de áreas arborizadas fornece também abrigos para as aves. Mesmo assim, os bebedouros podem ser usados como uma estratégia para trazê-los bem perto de nós, permitindo que possamos observá-los em detalhe.

Espero que tenha ajudado!
Beijoos :)

4 comentários:

  1. Dicas muito boas.
    Gostei. :D

    Bruna Castillo,você é a única que posta no blog?
    Espero que o blog fique famoso!

    Boa sorte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado! :)
      Na verdade a Roo. também é postadora daqui, mas ela não está postando muito ultimamente ( embora continue amando animais! =D)
      Eu também desejo isso, e criei uma página no facebook, para divulgar mais : https://www.facebook.com/SouContraMaldadeComAnimais?ref=ts&fref=ts
      Beijoos! :D

      Excluir
  2. Oi Bruna, chegou um passarinho machucado aqui, eu estou com medo da minha cadela machucar ele mas ele não quer comer nem beber, o que eu faço????
    PS: ele está cansado e é um pardal.
    Malu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente coloque ele em uma gaiola, no alto da parede. Para alimentar, faça uma papinha ( ou compre, Baby Papex ou Avi Baby, você encontra em lojas de animais) e coloque-a em uma seringa. Precisam de duas pessoas para alimentar o pássaro, uma segura e abre o bico dele levemente, enquanto outra coloca a comida ( faça a mesma coisa com água). É comum que eles não comam inicialmente.
      Recomendo que você leve ele a um veterinário, nada melhor do que a ajuda de um profissional! Ah sim, se você quiser aquecer o animal, NUNCA coloque lâmpadas, elas podem pegar fogo e matar o bichinho. Você pode colocar uma roupa de moleton felpuda, para que ele não prenda suas patinhas. Não é recomendável que você fique mexendo nele toda a hora, pode causar-lhe stress e possivelmente levar a morte. Quando ele estiver melhor, o solte na natureza!
      Quero que você leia este artigo de um blog de como ajudar pardais:
      http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/492847.html

      Espero ter ajudado!
      Beijoos :)

      Excluir

Não xingue o blog e as administradoras
Não use palavras inadequadas
Seja educado
Obrigado por comentar ^-^